Aprender não tem que ser uma tarefa sem graça — muito pelo contrário. É possível se divertir ao mesmo tempo e garantir uma experiência ainda melhor. Para quem busca conhecer o universo jurídico, os filmes sobre Direito são uma ótima pedida.

Com abordagens diversas, você consegue ver, nas telas, um pouco do ambiente da profissão — mesmo que de uma forma divertida. Nossa seleção traz opções para todos os gêneros, do terror à comédia. Assim, fica fácil se divertir e aprender!

Quer ver quais filmes sobre Direito merecem sua atenção? Continue a leitura e confira 4 alternativas!

1. Advogado do Diabo

Mais que apenas garantir o cumprimento da lei de maneira justa, um advogado lida com pessoas. Seus problemas, anseios e direitos estão envolvidos — e tudo isso exige bastante jogo de cintura. O filme “O Advogado do Diabo” é estrelado por Keanu Reeves e Al Pacino, que representa a própria figura do mal.

Durante a sequência de eventos, o personagem de Reeves é levado pela sua vaidade a extremos e dilemas morais. Com um toque de terror, esse é um dos filmes sobre Direito que é capaz de deixá-lo roendo as unhas até o final. Além de conhecer o ambiente jurídico e seus procedimentos, é um jeito de entender o papel da ética e qual a importância dos relacionamentos.

2. Legalmente Loira

No Direito só há espaço para a Constituição, interpretações jurídicas consagradas e ações completas? Nem sempre! A sua experiência e o seu conhecimento prévio contam bastante e podem ajudá-lo a se tornar um profissional brilhante.

É exatamente isso que “Legalmente Loira” apresenta. Protagonizado por Reese Witherspoon, mostra a vida de uma típica patricinha que se torna estagiária de Direito. Apaixonada por sapatos, roupas e rosa, a profissional é desacreditada até que começa a ganhar todos os casos.

Com o conhecimento do seu “lado fútil” e uma percepção aguçada, a personagem pode inspirá-lo a usar suas habilidades a favor da profissão e da área de trabalho escolhida.

3. Carandiru

Palco de um dos maiores massacres da história recente, o Candiru também já foi o maior presídio da América Latina. No filme, é possível acompanhar a trajetória de um médico e seu trabalho de prevenção do lado de dentro das grades. E o que isso tem a ver com Direito?

É importante entender o que há por trás de uma sentença de condenação. Com o filme, dá para ter uma visão mais clara da população carcerária, do papel do Estado e de como o advogado entra nessa complexa rede. Também tem tudo a ver com Direitos Humanos e com o processo de Direito Penal nos tribunais do Brasil.

filmes sobre direito

4. Um Sonho de Liberdade

O que você faria pela sua liberdade? Um dos filmes sobre Direito mais marcantes e emocionantes, “Um Sonho de Liberdade” ajuda a responder exatamente a essa pergunta tão intensa.

Após ser preso injustamente, o personagem de Tim Robbins cria um plano de fuga que também envolve corrupção e outros crimes. Além de abordar questões sobre condenações injustas e dilemas éticos, é um drama que permite explorar o ambiente penitenciário de forma sensível.

Ao assistir aos filmes sobre Direito, você vai rir, chorar ou até ficar nervoso. Principalmente, vai aprender e ver a profissão de um novo jeito — então, não deixe de aproveitar essas indicações!

Para receber as melhores informações da área do Direito, cadastre-se e não fique de fora!