A forma de ensinar — e de aprender — passou por profundas transformações nos últimos anos. O que fazia sentido há uma década foi substituído por modalidades ainda mais eficientes e que consideram um panorama de abordagens. Dentre as possibilidades, está a metodologia ativa na graduação.

O ensino superior tem encarado essas mudanças para obter maior qualidade. Com um processo educativo que segue o método, os resultados se tornam cada vez melhores. Mas você sabia que também há diversas vantagens para sua formação e carreira?

Na sequência, conheça 4 benefícios da metodologia ativa e entenda como ela se diferencia das demais propostas.

1. O que é Metodologia Ativa?

Durante muitos anos, a lógica educacional colocou o aluno numa posição passiva. Sentado em sala de aula, ele “recebia” os conhecimentos de seus professores, que eram os grandes responsáveis por conduzir o processo.

Não existe nada de errado com a abordagem, até porque ela funcionou por bastante tempo. Mas com a mudança da sociedade e as novas gerações, deixou de ser efetivo.

Nesse cenário, a metodologia ativa surgiu como uma alternativa. Ela busca colocar o estudante na linha de frente do aprendizado. Mais que isso: ela o transforma no grande responsável pelo processo.

Em uma graduação com metodologia ativa, você não será um agente que apenas recebe conhecimento. Em vez disso, torna-se quem também atua para consolidá-lo, com bastante comprometimento e muita inserção em cada etapa.

2. Por que ela é parte fundamental no aprendizado contemporâneo?

As pessoas estão mais conectadas que nunca e precisam dos estímulos certos para determinadas atividades. No processo de aprendizagem, isso é especialmente intenso, já que é essencial despertar o interesse e garantir o engajamento.

No cenário atual, motiva o uso da metodologia ativa. Ela permite atender às necessidades de uma geração dinâmica, repleta de informações e proativa. Na graduação, trata-se de algo fundamental para criar o perfil profissional que o mercado tanto procura.

Principalmente, é uma forma de aumentar o interesse sobre os temas e de garantir a aplicação do que é aprendido de maneira teórica. Mais que apenas ler e decorar, os estudantes são levados a analisar e solucionar situações que, de fato, são encontradas no mercado.

3. Quais são as características da Metodologia Ativa na graduação?

Já que se trata de um processo tão importante para a abordagem contemporânea, é indispensável conhecer as características da metodologia ativa na graduação. Assim, fica fácil entender o seu funcionamento e reconhecer por que ela é progressivamente relevante.

A seguir, descubra quais são as principais qualidades desse método e veja por que ele ajuda a conquistar bons resultados.

Utilização de abordagens práticas

Uma das características desse método é o uso de elementos que envolvem a aplicação do conhecimento de forma ampla. Ou seja, é um meio de construir o entendimento com a “mão na massa”, em vez de apenas de modo teórico.

É o que acontece ao utilizar estudos de caso, trabalhos em grupo, dinâmicas e debates para tratar de um tema. Dessa forma, todos se engajam com as atividades e conseguem ter uma visão mais clara do processo de aprendizagem.

Atuação do professor como facilitador

Nas abordagens “tradicionais”, o professor é o mestre, o detentor do conhecimento e responsável por construir o aprendizado. Já com uma atuação ativa, ele assume um papel de orientador ou facilitador.

Em vez de transmitir conceitos e assuntos, ele age para orientar os alunos a solidificar o próprio entendimento. Na graduação, os profissionais direcionam trabalhos em grupo, práticas laboratoriais e desenvolvimentos de projetos específicos. Com isso, tornam-se parceiros dos estudantes.

Ambiente colaborativo e contextualizado

Principalmente, essa possibilidade cria um espaço que é altamente voltado para a colaboração e participação de todos os envolvidos. A graduação ganha um ar de ambiente de construção conjunta de conhecimento, em que todo mundo desempenha um papel importante.

Além disso, é viável inserir o entendimento teórico de forma contextualizada, o que melhora a percepção e gera resultados diferenciados.

benefício da metodologia ativa

4. Quais são os benefícios da metodologia ativa?

Essa alternativa tem se popularizado por conta de suas diversas vantagens. Com uma aplicação de qualidade, é possível tornar o ensino mais eficiente e muito produtivo. Na sequência, veja quais são os pontos positivos da abordagem.

Melhoria do desempenho acadêmico

Muitas pesquisas são realizadas sobre o tema e as principais já definiram: a metodologia ativa leva a um desempenho acadêmico ampliado. Com essa modalidade, é possível aprender de forma fácil e ter motivação para construir o conhecimento.

Mais que notas elevadas, é algo que gera maior interesse sobre a profissão e seus desafios. Isso abre novas portas nos estudos e na carreira e ajuda a torná-lo um profissional melhor.

Otimização da retenção e da aplicação do conteúdo

Em parte, a garantia de um desempenho otimizado tem a ver com a facilidade de fixação e retenção de conteúdo. Ao aprender fazendo, são maiores as chances de você se lembrar dos principais conceitos e soluções de problemas.

Também é um processo que favorece o uso prático do conhecimento. Esqueça aquela ideia de não saber para que, exatamente, serve determinado tema. Com a aplicação consistente, é fácil entender a importância de cada abordagem.

Desenvolvimento de boas relações interpessoais

Como o ambiente é altamente colaborativo, a metodologia ativa na graduação é essencial para saber trabalhar em equipe.

Com relações interpessoais melhores, você desenvolve habilidades como tolerância e capacidade de considerar a visão de outras pessoas. Também é um jeito de já começar com o networking e de treinar para o mercado de trabalho.

Preparação para o mercado

Por falar na atuação profissional, um dos benefícios da metodologia ativa na graduação é a formação de profissionais completos e com o perfil desejado.

Mais que ter os conhecimentos técnicos, você saberá aplicá-los e entenderá como se relacionar com outras pessoas. Também poderá desenvolver a autoconfiança, a proatividade e a capacidade de encarar desafios com maior facilidade.

Tudo isso é fundamental para que se sair bem em entrevistas de emprego e conquistar melhores resultados na atuação profissional. Portanto, é uma forma de fortalecer a sua carreira e de criar a condições adequadas para o sucesso.

A metodologia ativa na graduação é cada vez mais usada e oferece benefícios variados. Ao conhecer essa possibilidade e ao escolher uma universidade com essa característica, você aprenderá de um jeito novo e eficiente!

Explore os cursos da Eniac e saiba como esse método funciona em cada um deles!